quarta-feira, dezembro 07, 2005

A defesa de Jasna Gora


Comemoramos, em 2005, os 350 anos da defesa militar de Jasna Gora. Naquela ocasião, invadindo os suecos a católica Polônia, não puderam vencer os que se enclausuraram nesse famoso santuário marino, o qual abriga o ícone da Virgem de Czestochowa, tão venerada pelo saudoso João Paulo II.


Jasna Gora, convertida de igreja em fortaleza intransponível ao invasor, representa o coração da pátria polonesa. Em toda a sua gloriosa história, soube a Polônia manter, ao mesmo tempo, sua característica nacional eslava e sua fidelidade à Sé Apostólica. Ao contrário de sua poderosa irmã Rússia, pôde, com parte da Ucrânia (seja de rito latino, seja greco-católico) e minorias de outros países do Leste Europeu, continuar o autêntico eslavismo sem, com isso, renunciar à fé católico, apostólica, e romana.


A histórica defesa de Jasna Gora, outrossim, evoca fatos semelhantes protagonizados pelo espírito polonês: a resistência aos czares e seus apaniguados da cismática Igreja russa, mal-chamada ortodoxa; a célebre Batalha de Legnica, em 1241, em que a Polônia deteve a invasão do exército mongol que se precipitava sobre a Europa; a contribuição de Pawel Wlodkowic na formação de um sadio Direito Internacional, baseado na soberania dos Estados, na dignidade da pessoa humana, na fraternidade entre os povos, e nas diretrizes católicas e humanísticas da doutrina social da Igreja; o incentivo à unidade entre Roma e os cristãos eslavos e bálticos de rito oriental, que, sem deixar seus costumes, sua disciplina e sua liturgia próprios, aceitaram a autoridade do Papa; e a esplêndida vitória cristã contra os turcos otomanos, comandada pelo rei polonês João III Sobieski, em 1683, a qual fez recuar, por anos, a ameaça bélica muçulmana sobre a Cristandade.


É dessa Polônia aguerrida e fiel, dessa Polônia de Sobieski e de Legnica, dessa Polônia da União de Brest, dessa Polônia do Cardeal Wyszynski, inimigo capital do marxismo, dessa Polônia de Jasna Gora que, enfim, recordamos as virtudes. Vítima dos infiéis e dos cismáticos, e, em boa parte do século XX, também dos comunistas, resistiu firme às tempestades, como um símbolo da Igreja indefectível cuja fé molda sua nação. A Polônia de Karol Wojtyla, primeiro de sua raça a ocupar o trono de São Pedro, só conseguiu sobreviver a tantos percalços (especialmente a ocupação nazista e a ditadura socialista) por sua inquebrantável fidelidade a si mesma, à sua identidade católica. Patriótica, convicta de seus valores, não sucumbiu ao pensamento moderno, e alimenta o progresso com a tradição.


"Queremos ver a Europa baseada na ética cristã." (Maciej Giertych, deputado polonês ao Parlamento Europeu) Esta a aspiração polaca. A mesma que impede o avanço das modas contrárias à alma do Velho Continente, que caminha a passos largos em outros países. "Os efeitos do conservadorismo religioso na Polônia foram sentidos em 2003, durante a redação da Constituição Européia, quando Varsóvia argumentou que o preâmbulo deveria fazer menção à herança cristã da Europa." (Graham Bowley; Herald Tribune)



Somente assim segue indestrutível como o santuário de Jasna Gora, dizendo um retumbante "não" aos que lhe querem impor a união homossexual, o aborto, e o laicismo da União Européia contemporânea. Hoje, como dantes, a Polônia não defende só a si. A Polônia é o forte que defende a própria Europa daqueles que a tentam desfigurar.

Nenhum comentário:

Cân. 750 – § 1. Deve-se crer com fé divina e católica em tudo o que se contém na palavra de Deus escrita ou transmitida por Tradição, ou seja, no único depósito da fé confiado à Igreja, quando ao mesmo tempo é proposto como divinamente revelado quer pelo magistério solene da Igreja, quer pelo seu magistério ordinário e universal; isto é, o que se manifesta na adesão comum dos fiéis sob a condução do sagrado magistério; por conseguinte, todos têm a obrigação de evitar quaisquer doutrinas contrárias.

§ 2. Deve-se ainda firmemente aceitar e acreditar também em tudo o que é proposto de maneira definitiva pelo magistério da Igreja em matéria de fé e costumes, isto é, tudo o que se requer para conservar santamente e expor fielmente o depósito da fé; opõe-se, portanto, à doutrina da Igreja Católica quem rejeitar tais proposições consideradas definitivas.

Cân. 752 Não assentimento de fé, mas religioso obséquio de inteligência e vontade deve ser prestado à doutrina que o Sumo Pontífice ou o Colégio dos Bispos, ao exercerem o magistério autêntico, enunciam sobre a fé e os costumes, mesmo quando não tenham a intenção de proclamá-la por ato definitivo; portanto os fiéis procurem evitar tudo o que não esteja de acordo com ela.