terça-feira, maio 04, 2010

Reflexões sobre o Comunicado da Santa Sé acerca dos Legionários de Cristo e do Regnum Christi

ART!

Caríssimos,

Refletindo sobre o Comunicado da Santa Sé, resolvi expor alguns pensamentos:

1) O Papa fala que existe um núcleo do carisma que precisa ser preservado e desenvolvido. Ao mesmo tempo, fala de desvios no carisma que precisam ser corrigidos.

Não é o carisma que precisa ser corrigido. Um carisma é um dom dado por Deus, e se foi confirmado INFALIVELMENTE pela Igreja (as aprovações definitivas de estatutos são "fatos dogmáticos", conforme Ott, Penido etc), vem de Deus sem sombra de dúvida. Não pode a Igreja se enganar nem nos enganar.

Todavia, a interpretação do carisma pode ter sido feita de modo incorreto.

O carisma foi dado por Deus ao Pe. Maciel e a todos os co-fundadores. Entretanto, não nos esqueçamos que, estando à frente da Legião, como o fundador principal, competia ao Pe. Maciel a interpretação do carisma. Ora, se o Pe. Maciel, em determinado momento, se corrompeu, é bem possível não que o carisma tenha se corrompido, mas que alguns aspectos de sua interpretação, sim.

É isso que a Santa Sé pretende: corrigir o carisma nunca; corrigir alguns desvios na interpretação do carisma sempre.

2) A quem compete essa correção? À Igreja, claro, mas, concretamente, à própria Legião, ao próprio Reino. A tarefa é nossa, com o apoio e a supervisão do Papa. Não podemos nos furtar à nossa responsabilidade. A nós Deus manifestou o carisma. Um de nós, o Pe. Maciel, falhou: recuperemos isso, então, para que nós não falhemos.

3) Além disso, se alguns aspectos do carisma se corromperam, o que devemos fazer? O que fizeram os reformadores. Santa Teresa, ao fundar o Carmelo Descalço, voltou ao "primeiro amor" do Carmelo da Antiga Observância. O mesmo os fundadores dos capuchinhos, retornando ao núcleo de São Francisco. Igualmente, os cistercienses em relação a São Bento, e os trapistas em relação aos primeiros cistercienses.

Voltemos à primeira inspiração do Pe. Maciel, antes de se corromper. Somos co-fundadores, e, por isso, a nós nos toca, a nós nos cabe proceder a isso.

Claro, não podemos "voltar a Maciel", como os capuchinhos voltaram a Francisco. Este é santo, nosso fundador não. Porém, voltemos à inspiração primeira.

4) Além disso, o Movimento sempre teve pela figura dos co-fundadores uma consideração especial. O próprio Pe. Maciel nos ensinava isso.

Falta, talvez, valorizar MAIS essa figura. Se somos co-fundadores, o carisma também está conosco. E "ouvir" os membros ajude a talvez separar o joio do trigo. O que na aplicação das Constituições e Estatutos é carisma e o que é desvio? As Constituições e os Estatutos são carisma, claro, são vontade de Deus, mas sua aplicação nem sempre...

5) Apesar de definitivamente aprovadas as Constituições, significando que não são heterodoxas, i.e., que não possuem erro (e isso é garantia infalível), não se impede a reforma das mesmas. Essa reforma não implica em erro nas Constituições, mas em um juízo de OPORTUNIDADE e CONVENIÊNCIA da manutenção de regras que, TALVEZ, tenham favorecido certas interpretações equivocadas.

A reforma das Constituições, então, longe de atacar o carisma, ajudará a que o vivamos melhor, livres de cargas surgidas de errôneas interpretações.

6) Como fazer isso, na prática? Conversando com os diretores espirituais, e mantendo essa maravilhosa comunicação epistolar que é tradição leginária.

7) O lugar dos escritos do Pe. Maciel ainda deverá ser redefinido.

Aliás, o Pe. Evaristo Sada já nos disse, ano passado, que a principal fonte da espiritualidade da Legião NÃO são os escritos do fundador, mas a Imitação de Cristo.

Acho que alguns escritos permanecem do fundador, mas sem levar seu nome, e em frases esparsas. Isso já começou a ser feito com o excelente "Cristo al centro": são frases e pensamentos "de la espiritualidad de la Legión de Cristo y del Regnum Christi", tiradas de cartas do Pe. Maciel, do Pe. Álvaro e de outros legionários, dos estatutos etc. Penso que é isso que se fará, sempre contando com o auxílio da Igreja.

O tema da Militia Christi, que está no núcleo do carisma, como diz o Papa, é muito claro no Magistério sobre o Sagrado Coração de Jesus e sobre o Reinado de Cristo. Inspirou a Cristiada, por exemplo. E sempre tive para mim que isso é parte integrante do carisma. Não por acaso, a Legião surgiu no México, e teve o apoio do tio do fundador, que é canonizado, São Rafael Guízar y Valencia.

São Bernardo de Claraval também era um pregador da Militia Christi, pois é dele a regra usada pelos templários.

Gostaria de ouvi-los a respeito desses pensamentos soltos, e sujeitos à revisão, mas que faço por amor a Cristo, à Igreja e ao Movimento, e à minha vocação ao Regnum Christi!

Em Cristo e no Movimento,

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu não tenho nenhuma simpatia pelo sr., mas admiro a confiança na Igreja e a coragem empregadas na confecção dessa nota, num momento em que lhe deve ser penosa qualquer palavra.

Claudio disse...

Vitola,

O Sr. é famoso por tentar resgatar o que já afundou. Tenta, a todo custo, salvar a Missa Nova e o CVII, inventando todo o tipo de interpretação possível.

Como era de se esperar, o Sr. quer salvar agora o Regnum Christi e, em certo ponto, o Maciel.

O fundador dessa seita estranha que você quer salvar é um pedófilo, sacana, sem-vergonha, tarado, pilantra, um demonio.

Durante meio século abusou de crianças e jovens e é assim que deve ser chamado.

E essa prática de "voto de segredo" do Regnum Christi? Objetivo disso é bem claro: esconder as sacanagens que ocorriam lá dentro.

O Sr. disse que um sujeito que abusou durante meio século de crianças "se corrompeu"? Haja inocencia, hem Vitola!

O proprio Pe. Corcuera continua cultuando a figura do Maciel e falando de seu "carisma". Fez um "mea culpa" parecido com o seu aí, dizendo que o Maciel se corrompeu e etc, mas não condenou o homem conforme deveria ser condenado.

Uma organização secreta de pedofilia e incesto, fundada por um criminoso tarado não tem dom do espírito santo, não tem carisma porcaria nenhuma, Vitola.

Pare com essa sua tara de querer resgatar navio afundado.

Regnum Christi, suas Univer$idade$ devem ser evitados por verdadeiros católicos, que não são MOLES com pedófilos como o Maciel.

Roberta disse...

Stat crux, dum volvitur orbis!
(A cruz permanece firme, o mundo dá voltas!)
Sempre avante, por Cristo Jesus.
Roberta Corrêa Vargas

Cân. 750 – § 1. Deve-se crer com fé divina e católica em tudo o que se contém na palavra de Deus escrita ou transmitida por Tradição, ou seja, no único depósito da fé confiado à Igreja, quando ao mesmo tempo é proposto como divinamente revelado quer pelo magistério solene da Igreja, quer pelo seu magistério ordinário e universal; isto é, o que se manifesta na adesão comum dos fiéis sob a condução do sagrado magistério; por conseguinte, todos têm a obrigação de evitar quaisquer doutrinas contrárias.

§ 2. Deve-se ainda firmemente aceitar e acreditar também em tudo o que é proposto de maneira definitiva pelo magistério da Igreja em matéria de fé e costumes, isto é, tudo o que se requer para conservar santamente e expor fielmente o depósito da fé; opõe-se, portanto, à doutrina da Igreja Católica quem rejeitar tais proposições consideradas definitivas.

Cân. 752 Não assentimento de fé, mas religioso obséquio de inteligência e vontade deve ser prestado à doutrina que o Sumo Pontífice ou o Colégio dos Bispos, ao exercerem o magistério autêntico, enunciam sobre a fé e os costumes, mesmo quando não tenham a intenção de proclamá-la por ato definitivo; portanto os fiéis procurem evitar tudo o que não esteja de acordo com ela.